• 30/12, 9h a 12h: Encontro síncrono - Prof. Ricardo Horta
  • Atividade: Exercícios contidos no texto de leitura indicada
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2. Introdução

Este módulo começa a tratar do planejamento da pesquisa, tratando dos elementos relativos à definição do objeto a ser pesquisado.

O foco do módulo será capacitar os estudantes a compreender o que significa definir um problema de pesquisa, que é o objeto central de qualquer projeto.

Os estudos são investigações voltadas a aprender o conhecimento que foi produzido sobre um tema determinado. Já as pesquisas são investigações voltadas a produzir um conhecimento novo, o que faz com que elas sejam estruturadas em torno de uma questão fundamental:

Que conhecimento se busca produzir com a pesquisa?

Nossa forma usual de responder a essa questão é dizer que a pesquisa tem por objetivo responder a uma pergunta determinada. A resposta a essa pergunta, que chamamos de problema de pesquisa, é justamente o conhecimento a ser produzido.

Em várias pesquisas, mas não em todas, a pesquisa parte de uma hipótese e conduz testes para avaliar a sua plausibilidade. Assim, é preciso entender quando é necessário formular hipóteses e como elas devem ser estabelecidas.

Além disso, abordaremos neste módulo a estrutura da resposta que a pesquisa oferece, ou seja, do texto que relata a pesquisa e analisa os seus resultados. No caso de programas de formação acadêmica (sejam graduações ou pós-graduações), chamamos o produto a ser apresentado pelos estudantes de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No caso da Escola da AGU, o TCC tem o formato de um artigo, que é uma escolha especialmente acertada para os dias atuais, nos quais a produção acadêmica mais relevante tende a circular no formado de artigos publicados em revistas revisadas por pares.

3. Objetivos

  1. Compreender a diferença entre tema e problema
  2. Entender o tipo de pergunta que pode ser respondido por meio de pesquisas
  3. Entender a relação entre problemas e hipóteses
  4. Desenvolver habilidade de formular problemas de pesquisa
  5. Desenvolver habilidade de formular hipóteses

4. Leituras

4.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre, Horta, Ricardo (2021). O projeto de pesquisa.
O projeto de pesquisa
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Introdução Todo trabalho acadêmico tem início com a elaboração de um projeto. Esse projeto pode ser desenvolvido de forma mais elaborada ou mais simples, pode ser escrito ou permanecer apenas como uma série de ideais alinhavadas na cabe…
1. Qual a diferença entre o tema e o problema?
2. Que tipos de pergunta podem se respondidos pela pesquisa?
3. O que é referencial teórico?

4.2 Leitura complementar

  • Jesson, J., Lacey, F., & Matheson, L. (2011). Doing Your Literature Review: Traditional and Systematic Techniques. Sage.
2: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2013). Pesquisa Empírica em Direito: regras de inferência. Biblioteca

5.  Atividades

5.1 Atividade individual obrigatória: Mapeando a bibliografia