a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

3. Estudo Prévio

3.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre (2024). Direito e Pesquisa. Capítulo 2: Direito e Pesquisa.
Direito e Pesquisa
Este é o primeiro volume do Curso de Metodologia de Pesquisa em Direito desenvolvido por Alexandre Araújo Costa, Henrique Fulgêncio e Ricardo Horta. MPD1-Direito e PesquisaMPD1-Direito e Pesquisa.pdf4 MBdownload-circle Introdução As universidades oferecem vários cursos de ciências humanas, cuja principal função é formar pesquisadores aptos a planejar e executar
Este texto trata do significado contemporâneo das atividades de pesquisa, no campo do direito. Entre outras questões, o texto deve ajudar você a oferecer respostas mais complexas a questões como:
1. As faculdades de direito são unidades acadêmicas voltadas especialmente para capacitar os estudantes a realizar pesquisas científicas?
2. Qual a diferença entre "busca" e "pesquisa"?
3. Qual a diferença entre "estudo" e "pesquisa"?
4. Qual a diferença entre defender uma tese e fazer uma pesquisa?
5. Para a formação de um jurista, qual a importância da habilidade de realizar pesquisas empíricas?

3.2 Leitura sugerida

Este trecho ressalta a tensão existente entre os dois conceitos de extensão que convivem na prática universitária.

3.3. Estudo complementar

BANNER-SU24

3.4 Outras mídias

4. Atividades

4.1 Ferramentas Acadêmicas I: Google Acadêmico

Ferramentas Acadêmicas I: Google Acadêmico
1. Introdução Esta é a primeira atividade acerca das ferramentas acadêmicas que todo pesquisador deve conhecer e dominar. Começaremos pelo Google Scholar porque ele serve para mapear o campo acadêmico em que você está inserido e permite que você organize a sua produção e monitore o seu impacto acadêmico. 2.