1. Cronograma

  • Não haverá aula no dia 28/8, em virtude da participação do docente no encontro da Rede de Pesquisa Empírica em Direito - REED
  • 4/9 - 8h15 a 11h50: Encontro para apresentação dos projetos de pesquisa produzidos na disciplina de Metodologia
  • até 4/9 - Leitura
  • 11/9 - 8h15 a 11h50: Aula acerca do Módulo 2
  • Atividade: Instalação do Python, Spyder e GitHub
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Os objetivos deste módulo são:

  1. Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e; qualitativas
  2. Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais;
  3. Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras;
  4. Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados;
  5. Compreender as peculiaridades da pesquisa de dados em direito.

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

  • Yeung, Luciana. Jurimetria ou Análise Quantitativa de Decisões Judiciais. Em: Machado, Maíra R. Pesquisar empiricamente o Direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.
  • Epstein, Lee; Martin, Andrew. An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press, 2014.
    Cap. 2: Questions, Theories, Observable implications.

3.3 Leitura Sugerida

  • Costa, Alexandre; Horta, Ricardo; Fulgêncio, Henrique. Pesquisa empírica em Direito. Metodologia.Arcos, 2020. (Texto da disciplina de Metodologia de Pesquisa)
Pesquisa empírica em direito
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Pesquisa experimental e Pesquisa observacional 1.1 Indução e experimentos As pesquisas científicas podem assumir alcances diversos, mas o objetivo principal da ciência é construir modelos teóricos que expliquem os fenômenos empíricos…
1: Qual a diferença entre pesquisa experimental e pesquisa observacional
2: Qual é a relação entre metodologia e inferência?
3: Qual é a diferença entre abordagens quantitativas e abordagens qualitativas?
4: É possível mesclar estratégias quantitativas e qualitativas na mesma pesquisa?
5: O que são unidades de análise?
  • Costa, Alexandre. Análise de dados. Metodologia.Arcos, 2020. (Texto da disciplina de Metodologia de Pesquisa)
Análise quantitativa de dados judiciais
1. Introdução A análise quantitativa de dados judiciais é uma abordagem que utiliza elementos de estatística para construir modelos descritivos e explicativos acerca das várias dimensões ligadas aos processos judiciais. Nos textos em inglês, é comum usar o termos jurimetrics, que é uma construção…

3.2 Leitura obrigatória alternativa

3.4 Leitura Complementar

  • Epstein, Lander e Posner. The Behavior of Federal Judges. Capítulo 1. A Realistic Theory of Judicial Behavior.
  • Pfeffer, J.; Sutton, R. I. (2006). Evidence-Based Management. Harvard Business Review.
  • Dumont, Jean-Luc (2010). English Communication for Scientists. Unidade 2.1: Structuring your scientific paper. Cambridge: NPG Education.
  • Aragão, Rodrigo M. L (2011). de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
The Behavior of Federal Judges
Federal judges are not just robots or politicians in robes, yet their behavior is not well understood, even among themselves. Using statistical methods, a political scientist, an economist, and a judge construct a unified theory of judicial decision-making to dispel the mystery of how decisions from…
Evidence-Based Management
Executives routinely dose their organizations with strategic snake oil: discredited nostrums, partial remedies, or untested management miracle cures. In many cases, the facts about what works are out there—so why don’t managers use them?
Contents of English Communication for Scientists | Learn Science at Scitable
Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil
Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil

Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado 2020-08-08], pp.351-352.

Estrutura do artigo científico
Revisão de Literatura
A revisão de literatura é uma etapa relevante tanto para o projeto quanto para a própria pesquisa, tendo em vista que o seu trabalho deve dialogar adequadamente com outros textos da área. Na etapa do projeto, é necessário se certificar de que o trabalho proposto não foi realizado por outros

4. Atividades

4.1 Instalação do Python

Você pode fazer o download do Python de várias maneiras. A mais simples é utilizar o Anaconda Navigator.

Free Download | Anaconda
Anaconda’s open-source Distribution is the easiest way to perform Python/R data science and machine learning on a single machine.

A utilização do Anaconda tem a vantagem de que ele instala simultaneamente vários programas úteis, além de várias bibliotecas do Python. Porém, também há desvantagens: ocupa bastante espaço e de dificulta um pouco as atualizações.

Por esse motivo, sugiro que vocês instalem diretamente o Python e o IDE que utilizaremos nos nossos exemplos.

O Python pode ser baixado direta e gratuitamente na página oficial.

Welcome to Python.org
The official home of the Python Programming Language

Caso você use computadores Mac, observe que a execução do Python no terminal exige o uso do comando "python3", que se refere à versão atual desta linguagem. Se você usar apenas "python", o terminal não reconhecerá o programa, mesmo que ele esteja instalado.

4.1.2 Instalação do Spyder

Chamamos de IDE (Integrated Development Environment) os programas que oferecem ambientes adequados para a produção de códigos.

Ao longo do curso, utilizaremos principalmente o Spyder, que é voltado especificamente para uma utilização do Python na ciência de dados. Porém, se você tiver outro IDE instalado, no qual já opere com mais proficiência (como o PyCharm ou o VS Code, que também integram o Anaconda), não precisa migrar para o Spyder.

Home — Spyder IDE
Website for Spyder, the Scientific Python Development Environment

Nos primeiros passos do curso de progrmação para juristas, utilizaremos o IDE colaborativo do Google (o Google Colab), que tem a grande vantagem de não precisar de uma instalação específica, rodando diretamente na rede. Ele é ótimo para trabalhos colaborativos.

4.1.3 Criar conta no GitHub

O GitHub não é um programa, mas uma plataforma voltada à divulgação e à produção colaborativa de códigos. Para atuar no GitHub, você precisa inicialmente fazer uma conta nesta plataforma.

Além de criar a conta, sugiro que você instale o GitHub para Desktop. Esse programa permitirá que você sincronize seus repositórios na nuvem com diretórios localmente gravados no seu computador, o que facilitará o seu uso.

GitHub Desktop | Simple collaboration from your desktop
GitHub is where people build software. More than 100 million people use GitHub to discover, fork, and contribute to over 420 million projects.

Para compreender melhor como esse ambiente funciona, você pode ler o seguinte artigo.

O que é GitHub: para que serve, como funciona e como utilizar
O que é GitHub e para que serve. O que é o controle de versões. O que é Git. Como funciona o GitHub e como começar a utilizá-lo.