1. Introdução
O Currículo Lattes é uma plataforma brasileira, mantida pelo CNPq, que é relevantíssima no plano nacional, mas que não tem visibilidade fora do país. No plano internacional, a principal ferramenta utilizada para disponibilizar publicamente a produção dos pesquisadores é a fornecida pela organização ORCID (Open Researcher and Contributor ID).
Embora o ORCID ofereça uma página gratuita na qual os pesquisadores podem listar as suas produções (a ORCID Record), a principal funcionalidade dessa plataforma é um identificador persistente, ou seja, um código numérico único atribuído a cada pesquisador cadastrado, que serve como uma espécie de CPF acadêmico internacional. O nome oficial desse identificador é ORCID iD, mas ele é tipicamente referido apenas como ORCID.
Atualmente, espera-se que todo estudante e pesquisador se inscreva no ORCID e cadastre esse identificador tanto no seu Currículo Lattes como na sua conta Capes, ligada à Plataforma Sucupira (ferramenta utilizada para a avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros).
2. Texto de apoio

3. Atividades propostas
- Se você não tiver um ORCID iD, faça uma conta na plataforma do Open Researcher and Contributor ID. Se tiver alguma dificuldade, consulte o nosso Tutorial de Registro no ORCID.
- Uma vez realizado esse cadastro, você pode inserir as informações relevantes sobre formação, atuação profissional, nomes com os quais a sua produção pode ser encontrada (que são as variações de escrita do seu nome) . Sugerimos que você deixe para preencher o ORCID Record com os dados de sua produção após fazer a sua conta no Google Scholar (que será objeto de outra atividade).
- Registre o ORCID no seu Currículo Lattes. Se precisar de apoio, veja o tutorial: Como inserir o ORCID iD no Lattes. Deixe a inserção do ORCID na conta CAPES para quando trabalharmos a Plataforma Sucupira.