1. Estrutura do curso

O presente curso de Data Science e Pesquisa Empírica em Direito, ministrado pelo professor Alexandre Araújo Costa, tem por objetivo capacitar os estudantes de graduação e pós-graduação a realizar pesquisas que envolvam análise de dados.

O presente curso é dividido em 15 módulos semanais, distribuídos ao longo do semestre letivo, somando 60h de atividades em sala de aula. Para cada módulo, espera-se um mínimo de 2 horas de estudos, voltados à leitura do material, à realização das atividades e ao preenchimento do relatório semanal.

2. Sistema de Avaliação

A avaliação dos estudantes será realizada com base nos seguintes modelo:

Elemento de avaliação Pontuação Máxima
Relatórios semanais 24
Relatório final 4
Prova 1 30
Prova 2 30
Trabalho final 12
Total 100

1. Relatórios semanais (24 pontos).

Ao final de cada módulo de ensino, os estudantes deverão preencher um formulário com informações sobre seus estudos e sua participação. Serão 12 relatórios no total e cada um valerá 2 pontos (1 ponto pela descrição dos principais resultados pedagógicos alcançados pelo estudo prévio e 1 ponto pela descrição das dinâmicas ocorridas em classe).

A entrega de qualquer trabalho plagiado ou com utilização indevida de inteligência artificial acarretará a perda de 12 pontos na média final. A entrega de mais de um trabalho irregular acarreta reprovação na disciplina.

2. Relatório final (4 pontos)

A entrega do relatório final, com uma descrição geral das atividades realizadas e uma autoavaliação dos estudantes, valerá 4 pontos.

3. Prova 1 (30 pontos)

A primeira prova valerá 30 pontos.

4. Prova 2 (30 pontos)

A segunda prova também valerá 30 pontos. Quem tirar menção MS ou SS na primeira prova, se desejar, será liberado da segunda prova, recebendo em seu lugar a mesma pontuação dos Relatórios Semanais (sendo que a eventual entrega de trabalho plagiado ou com utilização indevida de inteligência artificial impedirá a liberação da prova final).

5. Trabalho final (12 pontos)

O tempo necessário para executar uma Pesquisa Empírica ultrapassa as possibilidades de uma disciplina de um semestre. Por esse motivo, não é viável exigir dos estudantes a realização de uma investigação completa.

Entretanto, existe tempo suficiente para planejar uma pesquisa (por meio da redação de um projeto de pesquisa) ou para desenvolver algum dos elementos envolvidos e uma análise de dados: uma base de dados original, uma análise de informações coletadas, um programa de computador, etc.

O trabalho final deve tomar entre 6 e 12 horas para ser realizado, possibilitando que ele seja feito nas três últimas semanas do curso.

A disciplina é organizada de modo a viabilizar uma aprovação com menção MS, com base nos outros elementos avaliativos, mas exige a produção de um trabalho final original, para alcançar a menção SS.

3. Significado das Menções Finais

As menções do curso terão o seguinte significado:

  • SR - Abandono do curso.
  • II ou MI - Resultado insuficiente. Leituras incompletas dos textos obrigatórios, muitas faltas nos encontros síncronos e pouca realização das atividades.
  • MM - Resultado mínimo: esse é o resultado esperado dos estudantes que focarem no comparecimento às aulas e na realização das atividades obrigatórias. Esse rendimento corresponde à realização da maior parte das leituras obrigatórias e atividades semanais, mas sem uma realização das leituras sugeridas e sem uma participação ativa nos encontros síncronos. Em termos de tempo, o MM corresponde a menos de 2h semanais de estudos, para além da presença nas aulas.
  • MS - Resultado bom: esse é o resultado esperado para os estudantes que têm uma presença constante nas aulas (gerais e em grupo), realizam quase todas as leituras obrigatórias, alguma da leitura sugerida e participam das atividades individuais e em grupo. Essa nota envolve tipicamente uma média de 2 horas semanais aos estudos extraclasse (o que permite fazer todas as leituras obrigatórias e incorporar também parte das leituras sugeridas).
  • SS - Resultado excelente: esse resultado envolve, além das leituras e atividades obrigatórias, a realização de boa parte das leituras sugeridas, a exploração de parte da literatura complementar. Além disso, essa menção reflete uma participação constante e ativa nas aulas. Trata-se de um resultado que exige mais 2 horas de dedicação semanal aos estudos e atividades (o que permite incorporar as atividades complementares, especialmente a realização do trabalho final).