1. Descrição geral do curso

O presente curso de Pesquisa Empírica em Direito, ministrado pelo professor Alexandre Araújo Costa, tem por objetivo capacitar os estudantes de graduação e pós-graduação a realizar a formulação e o planejamento de uma pesquisa empírica, com foco em análise de dados.

Nos últimos anos, tenho ministrado cursos de metodologia de pesquisa (juntamente com os professores doutores Ricardo Horta e Henrique Fulgêncio) e também cursos de data science e direito. A presente disciplina combina elementos desses dois cursos, mas não abrange a formação em Python, que integra os cursos de data science.

Meu projeto atual é o de alternar o oferecimento de um curso de Pesquisa Empírica em Direito, de caráter mais geral, com uma disciplina mais específica para o desenvolvimento de habilidades de programação (que serão concentrados no curso de Data Science e Direito, que será remodelado para esse fim).

2. Estrutura do curso

O presente curso é dividido em 15 módulos, sendo 10 módulos centrados no ensino (todos eles envolvendo aulas presenciais) e 5 módulos centrados na realização de atividades práticas (que nem sempre terão aulas presenciais).

Além de ser adequado à combinação de conhecimentos e habilidades que a disciplina exige, esse formato permite uma adaptação ao calendário da Universidade, que conta com eventos e feriados que impedem a realização de aulas em todas as semanas letivas.

Em todos os módulos, espera-se de 6 a 8 horas de dedicação semanal dos estudantes. Nos denominados Módulos Ensino, esse tempo é dividido de forma mais equitativa, com previsão de 4h de aulas, 3h de leituras e 1h de atividades.

Já nos Módulos Atividade, existe uma redução no tempo de leitura e o tempo dedicado aos encontros síncronos é transferido para a realização de atividades mais complexas.

3. Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação é feito com base em dois elementos:

1. Participação (80%)

No momento da apresentação dos trabalhos finais, o estudante deve apresentar um breve relatório (cujo modelo será disponibilizado na forma de um formulário a ser preenchido) indicando quais foram as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados.

Além disso, cada estudante deverá fazer uma autoavaliação justificada acerca de sua participação na disciplina.

2. Projeto de Pesquisa (20%)

O tempo necessário para executar uma Pesquisa Empírica ultrapassa as possibilidades de uma disciplina de um semestre. Por esse motivo, não é viável exigir dos estudantes a realização de uma investigação. Entretanto, existe tempo suficiente para planejar uma pesquisa, por meio da redação de um projeto.