• 1/7 - Aula presencial
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Os resultados das pesquisas são divulgados a partir de textos acadêmicos, que relatam a investigação realizada, seus resultados e seus impactos. Neste módulo, avaliaremos a estrutura dos textos acadêmicos e as peculiaridades de uma dissertação de mestrado.

3. Objetivos

Este módulo tem como principais objetivos:

4. Leitura

4.1 Leitura Obrigatória

1: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo; Fulgêncio, Henrique. As modalidades de textos acadêmicos. Metodologia.arcos, 2021.

2: Alexandre Costa e Ricardo Lins Horta. A estrutura dos textos acadêmicos. Arcos, 2020. (link abaixo)
A estrutura dos textos acadêmicos
1. A Matriz IDC (Introdução-Desenvolvimento-Conclusão)O modelo mais clássico de trabalho acadêmico é o ICD: Introdução-Desenvolvimento-Conclusão. A maior parte dos trabalhos em direito (sejam artigos, dissertações ou teses) segue essa organização geral, que no fundo exige apenas que exista uma seçã…
3: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo. Os artigos no campo do direito. ARcos, 2020.

4: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique. A dissertação de mestrado. Metodologia.arcos, 2021.

A partir desses textos, avalie se a proposta de pesquisa contida no projeto que você apresentou para a seleção é adequada ao nível de complexidade do mestrado e ao tempo disponível para a sua realização.

4.2. Leitura sugerida

2: Barbieri, Catarina Helena Cortada; Canheo, Roberta Olivato. Revista Direito GV em números: balanço de 2020 e perspectivas para 2021. Revista Direito GV, v. 17, n. 1, jan./abr. 2021, e2100. https://doi.org/10.1590/2317- 6172202100

4.3 Leitura complementar

1: Truques da escrita. Cap. 1: “Introdução à redação” para estudantes de pós-graduação.

Esse texto trata diretamente das dificuldades que todos os pesquisadores (mas todos mesmo) enfrentam no seu dia a dia, e de estratégias para lidar com os desafios da escrita.