1. Cronograma
- 23/11, 9h a 12h - Encontro síncrono: Prof. Ricardo Horta
- Atividade: Mapeamento de periódicos
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2. Introdução
Inicialmente, os interessados devem ler a seção "Informações", no menu superior da página. Ela contém informações sobre a ementa do curso, seus objetivos, seu formato e sobre o sistema de avaliação. No primeiro encontro virtual, essas informações serão expostas à Turma, para esclarecer eventuais dúvidas.
3. Objetivos
Este módulo tem como principais objetivos:
- Compreender a estrutura da disciplina e do sistema de avaliação
- Entender as características do discurso científico e sua relação com a pesquisa
- Identificar a diferença entre estudo e pesquisa
- Compreender a necessidade de lidar com o viés de confirmação
- Perceber a distinção entre discursos dogmáticos e científicos
- Identificar as modalidades de textos acadêmicos e suas características
- Identificar as estruturas dos artigos acadêmicos
- Compreender o papel dos artigos na divulgação dos resultados das pesquisas
- Mapear os periódicos de interesse
4. Leitura
4.1 Leitura sugerida
- Costa, Alexandre (2023). Direito e Ciência. Introdução.
Este texto serve como introdução geral ao curso, explicando resumidamente o enfoque adotado no presente curso.
- Costa, Alexandre & Horta, Ricardo (2020). Os artigos no campo do direito.
- Costa, Alexandre & Horta, Ricardo (2020). A estrutura dos textos acadêmicos.
4.2 Leitura complementar
- Costa, Alexandre (2023). Direito e Evidências. Em: Direito e Ciência.
Este texto trata do significado contemporâneo das atividades de pesquisa, no campo do direito. Entre outras questões, o texto deve ajudar você a oferecer respostas mais complexas a questões como:
1. As faculdades de direito são unidades acadêmicas voltadas especialmente para capacitar os estudantes a realizar pesquisas científicas?
2. Qual a diferença entre "busca" e "pesquisa"?
3. Qual a diferença entre "estudo" e "pesquisa"?
4. Qual a diferença entre defender uma tese e fazer uma pesquisa?
5. Para a formação de um jurista, qual a importância da habilidade de realizar pesquisas empíricas?
- Nobre, Marcos (2003). Apontamentos sobre a pesquisa em direito no Brasil. Novos Estudos Cebrap. São Paulo. jul. 2003. p. 145-154.
Este texto iniciou um debate bastante produtivo sobre a relação das pesquisas em Direito com as pesquisas em Ciências Sociais no Brasil. Entre seus pontos principais, está um diagnóstico de que existia um relativo atraso nas pesquisas em direito, e que os trabalhos acadêmicos dos juristas tendem a seguir o modelo do "parecer" e não da "pesquisa".
- Costa, Alexandre (2023). Para além do trivium.
- Fragale Filho, Roberto; Veronese, Alexandre (2004). A pesquisa em Direito: diagnóstico e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação. v. 1, n. 2, p. 53-70, nov. 2004. Parte sugerida: Introdução, Ponto 3 (Esterilidade ou problema epistemológico?) e Conclusão.
Veronese e Fragale defendem que não existe atraso, mas uma especificidade do campo do direito, acompanhada da ausência de uma reflexão epistemológica e metodológica no direito. O fato de o curso de pós-graduação em direito focar na formação de professores e não de pesquisadores faz com que ele se concentre no desenvolvimento de habilidades profissionais, que não se confundem com as habilidades para pesquisa.
- Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Cap. 1: Some preliminaries.
Se tivéssemos de indicar um livro introdutório sobre a pesquisa empírica em direito, seria esta excelente obra de Epstein e Martin. Vários dos capítulos deste livro serão utilizados como leitura sugerida ou complementar, ao longo do curso.
- Abrantes, Paulo. Método e Ciência: uma abordagem filosófica. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
Esta é uma ótima obra de referência sobre as discussões contemporâneas acerca da ciência e dos métodos científicos.
- Arantes, Rogério; Arguelhes, Diego W (2018). Supremo: o estado da arte: pesquisas mapeiam as forças e as fraquezas do STF, do individualismo dos ministros à busca por transparência.
Este texto traça um panorama recente das pesquisas realizadas acerca do STF, que é o tribunal mais estudado pela agenda de estudos empíricos.
- Chrysler, Jeremy. Why admitting Covid is Airborne is so hard. The air letter, 2021.
Este texto trata das dificuldades decorrentes da tensão entre os resultados das investigações e os saberes partilhados por uma comunidade de especialistas.
- Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 , pp.351-352.
5. Atividades
- 5.1 Atividade individual: Mapear periódicos científicos de interesse