1. Introdução

Esta é a primeira atividade acerca das ferramentas acadêmicas que todo pesquisador deve conhecer e dominar. Começaremos pelo Google Scholar (Google Acadêmico, em português) porque ele serve para mapear o campo acadêmico em que você está inserido e permite que você organize a sua produção e monitore o seu impacto acadêmico.

A relevância dessa plataforma é tão grande que, nos últimos editais para financiamento da pesquisa na universidade (como o Edital DPI/DPG 4/2024), uma das exigências para os docentes concorrerem a bolsas de fomento (ou seja, de estímulo à atividade de pesquisa) é ter um perfil atualizado no Google Acadêmico.

2. Texto de apoio

Google Acadêmico: índices h e i10
O Google Acadêmico (Google Scholar, em inglês) é uma plataforma voltada à organização de textos acadêmicos. O buscador padrão do Google tem um algoritmo que privilegia as páginas da internet, escritas no formato HTML, conferindo menor relevância a textos publicados no formato PDF, que é o modo padrão de circulação

3. Atividades propostas

  1. Crie um perfil no Google Acadêmico.
  2. Adicione a sua produção, se houver.
  3. Localize um pesquisador que você conheça e o siga (existe um botão follow), para receber atualizações sobre a sua produção.
  4. Localize o índice h e o i10 dos pesquisadores que você identificou.