1. Introdução

O Google Acadêmico possibilita um mapeamento da produção dos principais atores do campo em que você está inserido. Nesta segunda atividade, você pode marcar a sua presença, criando (e gerindo) os principais espaços em que você disponibiliza publicamente a sua produção, tanto em nível nacional (com o Currículo Lattes) como em nível global (com o ORCID). Começaremos com o ORCID, tanto por ser mais simples e rápido, quanto por ser importante você inserir o número do ORCID no seu Currículo Lattes.

2. Texto de apoio

O Currículo Lattes
A Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br/) foi criada em 1999, a partir de uma atualização dos sistemas utilizados pelo CNPq, para cadastrar os pesquisadores que faziam solicitações e recebiam auxílio desse órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), encarregado de fomentar a pesquisa científica no Brasil. Originalmente,

3. Atividades propostas

  1. Inicialmente, sugerimos que você crie o seu ORCID, que é um identificador único para cada pesquisador, realizado por meio da inscrição na plataforma do Open Researcher and Contributor ID.
  2. Uma vez realizado esse cadastro, você pode inserir as informações relevantes sobre formação, atuação profissional, nomes com os quais a sua produção pode ser encontrada (que são as variações de escrita do seu nome) . Deixe a produção para o ponto seguinte.
  3. Um dos motivos de termos começado com o Google Acadêmico é que você pode exportar as informações daquela plataforma no formato BibTex. Basta você selecionar no seu perfil do Google Scholar todos os textos que quer exportar, clicar no botão de exportação e depois salvar os dados gerados em um arquivo. Nessa gravação, você pode usar a extensão ".bib", mas também funciona com extensão ".txt". Com isso, você pode acrescentar a sua produção ao ORCID usando a opção "Adicionar BibTex", o que possibilita transferir todos os dados do Google Acadêmico para o ORCID.