1. Cronograma
- 12 a 18/9 - Leitura
- 18/9 - 8h15 a 11h50: Aula presencial
- Atividade em Classe: Explorar os dados da pauta do Plenário do STF
2. Introdução
Nesta unidade, trabalharemos o significado da coleta de dados e os desafios envolvidos nela, especialmente a questão dos vieses cognitivos que precisam ser mitigados, para evitar que um viés de seleção distorça os resultados da pesquisa.
Exploraremos um pouco a página de Estatística do STF, em busca de dados que permitam a produção de análises.
O objetivo geral é o de compreender as formas pelas quais os dados já organizados podem ser acessados e começar a enfrentar os desafios da classificação dos dados.
É preciso contar com computadores com Excel instalado, para explorar essas bases e outras que disponibilizaremos.
Além de trabalhar sobre a tabela, aprenderemos alguns tópicos práticos sobre Excel.
Neste momento, muda um pouco a nossa dinâmica. A leitura também envolve algumas atividades práticas de preparação e a aula será um workshop, para o exercício em grupo das habilidades desenvolvidas na leitura.
3. Leitura
3.1 Leitura Obrigatória
- Costa, Alexandre. Coleta de dados judiciais. Arcos, 2021.
- Costa, Alexandre. Explorando dados com o Excel. Arcos, 2020.
3.2 Leitura Sugerida
- 1: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Part II.4 - Collecting Data.
Este texto aprofunda bastante as questões dos vieses de seleção e do dimensionamento dos dados, que são tratados de forma muito resumida no texto de leitura obrigatória.
3.3 Leitura Complementar
- Cursos de Excel da Escola Virtual da Fundação Bradesco.
Existem cursos básicos, intermediários e avançados.
- Thaler, Richard; Sunstein, Cass. Nudge: Improving decisions about health, wealth and happiness. [Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade].
Texto que envolve um debate sobre o impacto dos vieses cognitivos nas nossas práticas.
- Horta, Ricardo Lins (2017). Arquitetura de escolhas, direito e liberdade: notas sobre o Paternalismo Libertário?. Pensar, v. 22, p. 651-664, 2017.
Ricardo Horta discute, neste texto, as posições de Thaler e Sunstein, que formularam o conceito de 'paternalismo libertário' para tratar da legitimidade de usar os achados em psicologia comportamental nas políticas públicas, especialmente pelos 'nudges'.
- Kahneman, Daniel. Thinking: Fast and slow. [Rápido e Devagar: duas formas de pensar]. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.
- Horta, Ricardo Lins; Costa, Alexandre . Vieses na decisão judicial e desenho institucional: uma discussão necessária na era da pós-verdade. Cadernos Adenauer, v. 2017, p. 11-34, 2017.