A revisão de literatura é uma etapa relevante tanto para o projeto quanto para a própria pesquisa, tendo em vista que o seu trabalho deve dialogar adequadamente com outros textos da área.

Na etapa do projeto, é necessário se certificar de que o trabalho proposto não foi realizado por outros pesquisadores e também é preciso mapear os textos que dialogam com o seu problema, para você poder articular o seu trabalho com eles:

  • incorporando elementos teóricos;
  • observando as citações contidas neles, para poder buscá-las na literatura;
  • contrapondo-se a conclusões injustificadas;
  • utilizando as bases de dados neles contidas, etc.

A revisão de literatura começa a ser feita no projeto, mas é complementada na execução da pesquisa, pois fatalmente somos levados a encontrar referências que não conhecíamos ou trabalhos que somente foram publicados ao longo do processo de pesquisa.

O trabalho proposto neste momento é a realização do início da revisão bibliográfica, envolvendo três partes:

  1. a leitura do texto Revisão de Literatura, que dá orientações mais específicas sobre como esse trabalho deve ser realizado;
  2. o mapeamento de bibliografia relevante. Sugerimos introduzir os textos em uma biblioteca do Zotero, nos moldes explicados no texto sobre mapeamento da bibliografia. Você pode criar uma biblioteca no Zotero específica para esse trabalho, mas também pode criar uma biblioteca pessoal, que incorpore outros textos. Veja que você pode copiar itens de uma biblioteca para outra.
  3. escrita de uma narrativa que descreva o modo como a bibliografia mapeada trata o seu problema: indicar convergências, divergências, conceitos dominantes, lacunas, pontos a serem melhorados, etc.

Como se trata apenas do início da revisão, sugerimos que você dedique 30 min ao levantamento de textos e 30 min a construir uma narrativa a partir deles. Esse resultado servirá tanto para sedimentar o seu projeto como também será o começo da escrita do seu próprio trabalho, tendo em vista que a revisão de literatura é um elemento que normalmente consta, de forma sucinta, dos artigos e das monografias.