Módulo Atividade 2 - A escrita acadêmica
- Não haverá aula presencial, em função do feriado de 7/9.
- Atividade 1: Mapeamento dos periódicos
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a
2. Introdução
Os resultados das pesquisas são divulgados a partir de textos acadêmicos, que relatam a investigação realizada, seus resultados e seus impactos. Neste módulo, avaliaremos a estrutura dos textos acadêmicos e as peculiaridades dos trabalhos de conclusão de curso: monografias, dissertações e teses.
3. Objetivos
Este módulo tem como principais objetivos:
- Identificar as modalidades de textos acadêmicos e suas características
- Identificar as estruturas dos textos acadêmicos
- Compreender o papel dos artigos na divulgação dos resultados das pesquisas
- Mapear os periódicos
4. Leitura
4.1 Leitura Obrigatória
- Costa, Alexandre; Horta, Ricardo; Fulgêncio, Henrique. As modalidades de textos acadêmicos.
- Alexandre Costa e Ricardo Lins Horta (2020). A estrutura dos textos acadêmicos.
- Costa, Alexandre; Horta, Ricardo (2020). Os artigos no campo do direito.
4.2. Leitura sugerida
- Aragão, Rodrigo M. L. de (2011). Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
- Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado 2020-08-08], pp.351-352.
4.3 Leitura complementar
- Dumont, Jean-Luc (2010). English Communication for Scientists. Unidade 2.1: Structuring your scientific paper. Cambridge: NPG Education.
- Truques da escrita. Cap. 1: “Introdução à redação” para estudantes de pós-graduação.
Esse texto trata diretamente das dificuldades que todos os pesquisadores (mas todos mesmo) enfrentam no seu dia a dia, e de estratégias para lidar com os desafios da escrita.