1. Cronograma
- até 11/4: Estudo prévio
- até 11/4: Formular um problema de pesquisa empírica (atividade complementar)
- 11/4, 8h15 a 11h50: Aula
- Obter acesso a um PC capaz de executar os programas a serem utilizados na disciplina (atividade obrigatória)
2. Introdução
Uma vez que você defina o objeto da pesquisa, você pode avançar na definição conjunta dos objetivos e estratégias voltadas a alcançá-los, realizando o planejamento da investigação que você deseja realizar.
O principal objetivo do módulo é compreender a relevância do planejamento para as investigações empíricas e os principais elementos do projeto de pesquisa.
3. Estudo
3.1 Leitura obrigatória
- Costa, Alexandre, Horta, Ricardo (2021). O projeto de pesquisa. Arcos.

1. Qual a diferença entre o tema e o problema?
2. Que tipos de pergunta podem se respondidos pela pesquisa?
3. O que é referencial teórico?
3.2 Leitura sugerida
- Epstein, Lee; Martin, Andrew. An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press, 2014. Cap. 2: Questions, Theories, Observable Implications.
Se você tiver tempo, sugerimos continuar a leitura desse excelente livro, repleto de exemplos, que contribui muito para a capacidade de formular pesquisas empíricas.
3.3 Leitura Complementar
- Costa, Alexandre; Horta, Ricardo (2020). Modelo de Projeto de Pesquisa. Arcos.

- Epstein, Lee; Martin, Andrew (2013). Pesquisa Empírica em Direito: regras de inferência. Biblioteca GV Digital.
Este é um ótimo texto como um todo, apesar de o fato de ter sido originalmente escrito em 2002 faz com que os autores tenham tratado de um momento em que as deficiências metodológicas eram mais graves do que as atuais. Neste módulo, sugere-se a leitura do item II.B (Características Comuns da Pesquisa empírica: diretrizes gerais)
- Epstein, Lander e Posner. The Behavior of Federal Judges. Capítulo 1. A Realistic Theory of Judicial Behavior.
- Pfeffer, J.; Sutton, R. I. (2006). Evidence-Based Management. Harvard Business Review, janeiro.

- Peng, Roger; Matsui, Elizabeth. The art of data science: a guide to anyone who works with data. Leanpub, 2015.
Cap. 2: The Epicycles of Analysis.
- Dumont, Jean-Luc (2010). English Communication for Scientists. Unidade 2.1: Structuring your scientific paper. Cambridge: NPG Education.
4. Atividades
4.1 Formular um problema de pesquisa empírica e definir uma estratégia de abordagem (atividade complementar)
Epstein e King chamam de research design a atividade ligada à elaboração das questões de pesquisa (problemas de pesquisa) e das estratégias de abordagem, de modo a construir um projeto sólido de investigação.
O começo desse processo é a definição de perguntas adequadas (research questions), capazes de guiar uma investigação baseada no levantamento e análise de dados empíricos.
A partir dos estudos feitos até este momento, formule uma "pergunta de pesquisa" e defina uma estratégia abordagem capaz de (1) identificar e coletar dados capazes de subsidiar uma resposta à pergunta formulada e (2) explicar como será feita a análise dos dados levantados.
4.2 Obter acesso a um PC capaz de executar os programas necessários para a disciplina
Não é preciso um computador excepcionalmente novo nem poderoso, mas o devido rendimento na disciplina exige o acesso a um PC capaz de executar os programas que serão utilizados, especialmente o Excel, o Tableau e o Python.
O programa mais exigente é o Tableau, que tem as seguintes especificações mínimas de hardware. Portanto, o mínimo são 2GB de RAM e de memória disponível, bem como processador Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3 (dual core). Embora seja indicada como configuração ótima um Core i7 (ou AMD Ryzen 7), eu utilizo um AMD Ryzen 5 com 12GB de RAM e o programa roda sem problemas.
Se você não tiver acesso a um notebook com essas características, é possível realizar a aula em duplas, com alguém que tenha um computador compatível. Na impossibilidade de acesso, mesmo compartilhado, é preciso conversar com o professor para que seja buscada uma alternativa.