1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Os objetivos deste módulo são:

  1. Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e qualitativas;
  2. Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais;
  3. Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras;
  4. Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados;
  5. Compreender as peculiaridades da pesquisa de dados em direito.

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

Análise quantitativa de dados judiciais
1. Introdução A análise quantitativa de dados judiciais é uma abordagem que utiliza elementos de estatística para construir modelos descritivos e explicativos acerca das várias dimensões ligadas aos processos judiciais. Nos textos em inglês, é comum usar o termos jurimetrics, que é uma construção…
  • Yeung, Luciana. Jurimetria ou Análise Quantitativa de Decisões Judiciais. Em: Machado, Maíra R. Pesquisar empiricamente o Direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.

3.2 Leitura sugerida

Indicamos a continuidade da leitura do livro de Esptein e Martin, que permanecerá indicado como literatura sugerida e complementar.
  • Epstein, Lander e Posner. The Behavior of Federal Judges. Capítulo 1. A Realistic Theory of Judicial Behavior.
The Behavior of Federal Judges
Federal judges are not just robots or politicians in robes, yet their behavior is not well understood, even among themselves. Using statistical methods, a political scientist, an economist, and a judge construct a unified theory of judicial decision-making to dispel the mystery of how decisions from…

3.4 Leitura Complementar

Evidence-Based Management
Executives routinely dose their organizations with strategic snake oil: discredited nostrums, partial remedies, or untested management miracle cures. In many cases, the facts about what works are out there—so why don’t managers use them?
Contents of English Communication for Scientists | Learn Science at Scitable
  • Aragão, Rodrigo M. L (2011). de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil
Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil

Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado 2020-08-08], pp.351-352.

Estrutura do artigo científico
Revisão de Literatura
A revisão de literatura é uma etapa relevante tanto para o projeto quanto para a própria pesquisa, tendo em vista que o seu trabalho deve dialogar adequadamente com outros textos da área. Na etapa do projeto, é necessário se certificar de que o trabalho proposto não foi realizado por outros

4. Atividades

4.1 Instalação do Excel

Nesta disciplina, utilizaremos algumas ferramentas de informática, que devem ser instaladas antes do seu uso, para evitar a necessidade de resolvermos questões de instalação durante a aula.

O primeiro software a ser utilizado será o Excel, programa desenvolvido pela Microsoft e que integra o Microsoft Office.

Trata-se de um programa bastante utilizado para lidar com tabelas e o seu formato nativo (o .xlsx) é amplamente usado na disponibilização de bancos de dados (por exemplo, no portal de estatística da página do STF).

Por esses motivos, o Excel será usado para as nossas análises preliminares dos bancos de dados disponíveis, bem como para produzir dados estruturados (ou seja, no formato de uma tabela).

Nós utilizaremos como base a versão desktop para Windows, que é a mais completa. Também é possível utilizar a versão para Mac, mas o curso não tem tutoriais com relação a essa versão. O uso do Office 365, gratuito para estudantes da UnB, é possível no caso de arquivos mais curtos, visto que bancos de dados muito extensos desafiam a viabilidade de execução online desse programa.

Por isso, sugerimos que você busque instalar a versão Windows do Excel. Existem tutoriais no YouTube que mostram como pode ser instalado o Office 2019 (versão que eu utilizo) ou versões mais novas desse software.