1. Cronograma

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2. Introdução

Inicialmente, os interessados devem ler a seção "Sobre o Curso", no menu superior da página. Ela contém informações sobre a ementa do curso, seus objetivos, seu formato e sobre o sistema de avaliação.

No primeiro encontro virtual, essas informações serão expostas à Turma, para esclarecer eventuais dúvidas.

3. Objetivos

Este módulo tem como principais objetivos:

  1. Compreender a estrutura da disciplina e do sistema de avaliação.
  2. Diferenciar a pós-graduação lato sensu da stricto sensu.
  3. Entender o que é um Mestrado Profissional.
  4. Reconhecer a centralidade da pesquisa para a pós-graduação stricto sensu.

4. Leitura

4.1 Leitura Obrigatória

  • Costa, Alexandre (2024). Mestrado Profissional x Mestrado Acadêmico. Academia PMPD.
Mestrado Profissional x Mestrado Acadêmico
Os juristas costumam ter dúvidas sobre a diferença entre os programas acadêmicos e profissionais em direito. Tal incerteza é plenamente justificada pelo fato de que as pós-graduações profissionais são recentes no Brasil e ainda pouco conhecidas. No Brasil, a instituição pioneira nesse tipo de programa foi a Fundação Getúlio Vargas,

4.2. Leitura sugerida

  • Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo (2023). Direito e Ciência. Introdução.
Direito e Ciência
Curso de Metodologia de Pesquisa em Direito, vol. I

4.3 Leitura complementar

  • Queiroz, Rafael Maffei R; Feferbaum, Marina (orgs.). Metodologia da Pesquisa em Direito. São Paulo, Saraiva, 2019.
Este é um excelente livro organizado por Marina Feferbaum (FGV-SP) e Rafael Maffei (USP), e que conta com a participação de vários professores, na redação de capítulos que tratam de vários dos temas da pesquisa contemporânea em direito.
  • Gomes, Daniel Augusto Vila-Nova (2023). #supremologia: o Supremo Tribunal Federal nas encruzilhadas da política & do direito no Brasil (1988-2023). São Paulo: Amanuense.
Este livro faz um levantamento bastante completo da produção acadêmica sobre o STF, que é o tribunal mais estudado pela agenda de estudos empíricos.
Esta é uma ótima obra de referência sobre as discussões contemporâneas acerca da ciência e dos métodos científicos.

4.4 Outras mídias

Há vários conteúdos muito interessantes sobre metodologia nas redes sociais de pesquisadores e institutos de pesquisa.

Este é um curso com 15 aulas, todas muito interessantes, sobre metodologia de pesquisa, técnicas de escrita e outros elementos relevantes sobre a produção de textos acadêmicos.
A professora da UnB Débora Diniz, no contexto da pandemia de Covid-19, fez uma série de vídeos com orientações acerca da pesquisa acaêmica. Esses videos, disponíveis na playlist do YouTube Banquinha Tira-Dúvidas, tratam de vários temas de interesse deste curso. Posteriormente, o projeto foi estruturado na forma de um curso de extensão da UnB, vinculado à Faculdade de Direito, chamado de Banquinha, que teve dois módulos diferentes.
Antes do Curso de Extensão Banquinha, Débora Diniz fazia no canal da Anis - Instituto de Bioética um quadro chamado Quinquilharia, composto por vários vídeos bastante curtos (menos de 5 min) em que aborda temas referentes à pesquisa.

5. Atividades

Ferramentas Acadêmicas I: Google Acadêmico
1. Introdução Esta é a primeira atividade acerca das ferramentas acadêmicas que todo pesquisador deve conhecer e dominar. Começaremos pelo Google Scholar porque ele serve para mapear o campo acadêmico em que você está inserido e permite que você organize a sua produção e monitore o seu impacto acadêmico. 2.