1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

No último módulo, propomos como trabalho identificar um Problema e uma Metodologia, bem como realizar uma Revisão Bibliográfica. Este módulo parte do pressuposto que você já fez essas definições, de modo que discutiremos os resultados alcançados e avançaremos compreensão dos Objetivos e Hipóteses, cuja formulação será a atividade deste módulo.

3. Leitura

3.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre, Horta, Ricardo (2021). O projeto de pesquisa. Arcos.
O projeto de pesquisa
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Introdução Todo trabalho acadêmico tem início com a elaboração de um projeto. Esse projeto pode ser desenvolvido de forma mais elaborada ou mais simples, pode ser escrito ou permanecer apenas como uma série de ideais alinhavadas na cabe…
1. Qual a diferença entre o tema e o problema?
2. Que tipos de pergunta podem se respondidos pela pesquisa?
3. O que é referencial teórico?

3.2 Leitura sugerida

  • Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Part I: Designing Research.

3.3 Leitura complementar

Este é um ótimo texto como um todo, apesar de o fato de ter sido originalmente escrito em 2002 faz com que os autores tenham tratado de um momento em que as deficiências metodológicas eram mais graves do que as atuais. Neste módulo, sugere-se a leitura do item II.B (Características Comuns da Pesquisa empírica: diretrizes gerais)

4. Atividade

4.1 Atividade em sala: Design da pesquisa

Epstein e King chamam a definição conjunta do problema e da estratégia de abordagem de design da pesquisa. Usaremos aqui esse termo porque se trata de uma palavra bastante utilizada em português para designar esse tipo de atividade.

A partir dos estudos feitos até este momento, o grupo deverá formular um "objeto de pesquisa" e definir uma estratégia de abordagem capaz de coletar dados hábeis para ser possível formular uma resposta ao problema de pesquisa.

Esta é uma atividade preliminar, para viabilizar a atividade da semana seguinte, que é a de produzir um projeto de pesquisa.