1. Cronograma

  • T1: 4/6, 19h - Workshop de Projeto de Pesquisa I
  • T2: 5/6, 10h - Workshop de Projeto de Pesquisa I
  • Na semana seguinte, não haverá aula, para que os estudantes possam dedicar a semana à escrita do projeto.
  • Ler os textos do Módulo 7
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2. Introdução

No último módulo, propomos como trabalho identificar um Problema e uma Metodologia, bem como realizar uma Revisão Bibliográfica. Este módulo parte do pressuposto que você já fez essas definições, de modo que discutiremos os resultados alcançados e avançaremos compreensão dos Objetivos e Hipóteses, cuja formulação será a atividade deste módulo.

3. Leitura obrigatória

Costa, Alexandre. Modelo de projeto de pesquisa.

Este modelo tem por finalidade primordialmente didática. Ele não deve ser encarado como um formato obrigatório, mas como uma orientação voltada a auxiliar as pessoas que têm pouca experiência em pesquisa a formular um projeto adequado.

Evidentemente, trata-se de um formato simplificado e abstrato, que precisa ser adaptado às necessidades concretas de cada pesquisa. Além disso, como já foi esclarecido antes, a formulação do projeto é circular: não existe uma receita de passos a serem seguidos, mas uma necessidade de equilibrar vários elementos (especialmente problema, metodologia e referencial teórico), cujo devido equacionamento exige muitas idas e vindas.

Toda alteração no problema acarreta mudanças nos objetivos e nas hipóteses, e essas mudanças podem exigir também alterações na própria formulação do problema. Um projeto não é feito de uma vez só, mas exige que a (re)formulação de cada elemento gere a necessidade de adaptar o restante do texto.

Essas múltiplas adaptações muitas vezes não são feitas de forma adequada, o que faz com que o problema não se conecte bem com os objetivos, que a metodologia não se acople com as hipóteses, que o marco teórico não esclareça devidamente os conceitos que foram usados. Essa falta de concatenação entre os vários elementos é um dos defeitos mais comuns dos projetos, que muitas vezes são feitos em prazos pequenos, que não deixam tempo para uma revisão adequada.

Mas não há fórmula mágica. Todo projeto precisa ser amadurecido, o que exige que cada elemento seja feito e refeito várias vezes, até que o resultado seja consistente: depois de vários turnos de inovação e adaptação, é possível chegar ao projeto maduro, em que os elementos estão devidamente concatenados.

O objetivo deste modelo é esclarecer a função de cada um dos elementos e oferecer indicações práticas que ajudem os estudantes a realizar esse exercício circular, de modo a possibilitar a realização de um projeto consistente. Perguntas que ajudam nesse círculo são, entre outras:

  1. Como o tema se articula com o problema?
  2. Como o problema está articulado com os objetivos?
  3. Como a hipótese está articulada com a metodologia?
  4. A justificativa é convincente acerca da relevância da pesquisa?

4. Atividade

Formulação da Introdução, da Justificativa e dos Objetivos

Partindo do Modelo de Projeto de pesquisa, formule um problema de pesquisa e defina uma estratégia de abordagem capaz de responder ao problema proposto.

No caso de um artigo, basta a definição de um objetivo geral, pois trata-se de um texto muito focado. Os objetivos específicos devem ser um desdobramento do objetivo principal, de modo acoplado à metodologia.

Se a sua metodologia envolver uma análise de dados, será bem comum que você estabeleça como objetivos:

  1. Levantar os dados (ou identificar informações, ou medir certas variáveis, ou qualquer outro elemento que indique o que você vai fazer para colher as informações)
  2. Classificar as unidades de análise (se possível com o tipo de classificação que você pretende usar, o que já mobiliza o referencial teórico usado para essa classificação)
  3. Gerar um banco de dados
  4. Analisar os dados a partir da metodologia

Outras abordagens terão outras formulações de objetivos, mas a função deles não é atrapalhar a sua vida, e sim esclarecer quais são as atividades que você precisa realizar para implementar a sua pesquisa.