1. Cronograma

  • T1: 28/5, 19h - Aula
  • T2: 29/6, 10h - Aula
  • Leitura dos textos do Módulo 10
  • Encontro síncrono
  • Atividade: Definição de um objeto de pesquisa
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2. Introdução

Este módulo destina-se a produzir um primeiro esboço do projeto de pesquisa.

3. Objetivos

  1. Compreender a diferença entre tema e problema
  2. Entender o tipo de pergunta que pode ser respondido por meio de pesquisas
  3. Entender a relação entre problemas e hipóteses
  4. Desenvolver habilidade de formular problemas de pesquisa
  5. Desenvolver habilidade de formular hipóteses

4. Leituras

4.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre; Horta, Ricardo (2021). Modelo de projeto de pesquisa. Arcos.
Modelo de Projeto de Pesquisa
Neste modelo, são apresentados entre colchetes explicações e trechos que devem ser substituídos pelos conteúdos que você produzir. Nem todos os tópicos são obrigatórios. O presente projeto mostra uma estrutura expandida, com tópicos necessários e outros que são optativos ou que podem ser combinados…

Este modelo tem por finalidade primordialmente didática. Ele não deve ser encarado como um formato obrigatório, mas como uma orientação voltada a auxiliar as pessoas com pouca experiência em pesquisa a formular um projeto adequado.

Evidentemente, trata-se de um formato simplificado e abstrato, que precisa ser adaptado às necessidades concretas de cada pesquisa. Além disso, como já foi esclarecido antes, a formulação do projeto é circular: não existe uma receita de passos a serem seguidos, mas uma necessidade de equilibrar vários elementos (especialmente problema, metodologia e referencial teórico), cujo devido equacionamento exige muitas idas e vindas.

Toda alteração no problema acarreta mudanças nos objetivos e nas hipóteses, e essas mudanças podem exigir também alterações na própria formulação do problema. Um projeto não é feito de uma vez só, mas exige que a (re)formulação de cada elemento gere a necessidade de adaptar o restante do texto.

Essas múltiplas adaptações muitas vezes não são feitas de forma adequada, o que faz com que o problema não se conecte bem com os objetivos, que a metodologia não se acople com as hipóteses, que o marco teórico não esclareça devidamente os conceitos usados. Essa falta de concatenação entre os vários elementos é um dos defeitos mais comuns dos projetos, que muitas vezes são feitos em prazos pequenos, que não deixam tempo para uma revisão adequada.

Mas não há fórmula mágica. Todo projeto precisa ser amadurecido, o que exige que cada elemento seja feito e refeito várias vezes, até que o resultado seja consistente: depois de vários turnos de inovação e adaptação, é possível chegar ao projeto maduro, em que os elementos estão devidamente concatenados.

O objetivo deste modelo é esclarecer a função de cada um dos elementos e oferecer indicações práticas que ajudem os estudantes a realizar esse exercício circular, de modo a possibilitar a realização de um projeto consistente. Perguntas que ajudam nesse círculo são, entre outras:

  1. Como o tema se articula com o problema?
  2. Como o problema está articulado com os objetivos?
  3. Como a hipótese está articulada com a metodologia?
  4. A justificativa é convincente acerca da relevância da pesquisa?

4.2 Leitura sugerida

4: Aragão, Rodrigo M. L (2011). de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
5: Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado 2020-08-08], pp.351-352.
6: Pereira, Mauricio Gomes (2017). Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiologia Serv. Saúde. 26(3): pp. 659-662.

4.3: Leitura complementar

5. Atividades

5.1 Atividade em grupo: Design da pesquisa

5.2 Atividade em grupo: Análise da complexidade da pesquisa formulada

6. Material de apoio