1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução e objetivos

A realização de uma investigação, dentro dos estreitos prazos de um mestrado, demanda um planejamento cuidadoso. O amadurecimento do projeto faz com que os estudantes e seus orientadores sejam capazes de identificar os pontos que devem ser corrigidos ou reforçados, para que o projeto se torne efetivamente executável.

Objetivos:

3. Leitura

3.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre, Horta, Ricardo (2021). O projeto de pesquisa. Arcos.
O projeto de pesquisa
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Introdução Todo trabalho acadêmico tem início com a elaboração de um projeto. Esse projeto pode ser desenvolvido de forma mais elaborada ou mais simples, pode ser escrito ou permanecer apenas como uma série de ideais alinhavadas na cabe…
1. Qual a diferença entre o tema e o problema?
2. Que tipos de pergunta podem se respondidos pela pesquisa?
3. O que é referencial teórico?

3.2 Leitura sugerida

Este é um ótimo texto como um todo, apesar de o fato de ter sido originalmente escrito em 2002 faz com que os autores tenham tratado de um momento em que as deficiências metodológicas eram mais graves do que as atuais. Neste módulo, sugere-se especialmetne a leitura do item II.B (Características Comuns da Pesquisa empírica: diretrizes gerais)

3.3 Leitura complementar

Neste texto, Joaquim Falcão discute, entre outros temas, o modo como a educação jurídica brasileira e os parâmetros de avaliação da pós-graduação contribuem para um distanciamento entre os temas de pesquisa e os desafios políticos contemporâneos. As reflexões de Falcão podem contribuir para a definição de bons problemas de pesquisa.

4. Atividade

4.1 Atividade obrigatória: Ferramentas Acadêmicas II: ORCID

Ferramentas Acadêmicas II: ORCID
1. Introdução O Google Acadêmico possibilita um mapeamento da produção dos principais atores do campo em que você está inserido. Nesta segunda atividade, você pode marcar a sua presença, criando (e gerindo) os principais espaços em que você disponibiliza publicamente a sua produção, tanto em nível nacional (com o Currículo

5. Materiais