1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução e objetivos

Uma vez que você defina o objeto da pesquisa, você pode avançar na definição conjunta dos objetivos e estratégias voltadas a alcançá-los.

Objetivos:

  1. Entender a articulação entre problema e objetivos.
  2. Entender a articulação entre objetivos e metodologia.
  3. Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e qualitativas.
  4. Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais.
  5. Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras.
  6. Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados.

3. Leitura

3.1 Leitura obrigatória

1: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo. Pesquisa empírica em direito. Arcos, 2021.
Pesquisa empírica em direito
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Pesquisa experimental e Pesquisa observacional 1.1 Indução e experimentos As pesquisas científicas podem assumir alcances diversos, mas o objetivo principal da ciência é construir modelos teóricos que expliquem os fenômenos empíricos a partir da identificação das suas causas e
  1. Qual a diferença entre pesquisa experimental e pesquisa observacional
  2. Qual é a relação entre metodologia e inferência?
  3. Qual é a diferença entre abordagens quantitativas e abordagens qualitativas?
  4. É possível mesclar estratégias quantitativas e qualitativas na mesma pesquisa?
  5. O que são unidades de análise?
  6. O que são as variáveis?
  7. O que são pesquisas censitárias e amostrais?
  8. Podemos fazer inferências gerais a partir de estudos de casos?

3.2 Leitura sugerida

1: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo. Pesquisa-ação: a intervenção como experimento.
Pesquisa-ação: a intervenção como experimento
1. Características da pesquisa-ação 1.1. A pesquisa científica e seus limites Pesquisas são tentativas de enfrentar uma lacuna no conhecimento. O ímpeto de pesquisar costuma nascer da percepção de que o nosso conhecimento sobre determinado tema é deficiente (e precisa ser aprimorado) ou ao menos incompleto (e precisa ser

3.3 Outras mídias

4. Atividades

4.1 Atividade: Mapear periódicos científicos de interesse (Qualis)

5. Materiais