1. Cronograma
- 15/11 - Feriado
- 18/11, 8h00 a 11h40: Aula
- 18/11: Leitura
- Atividade: Mapear periódicos científicos de interesse (Qualis)
- Docente: Henrique Fulgêncio
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a
2. Introdução e objetivos
Uma vez que você defina o objeto da pesquisa, você pode avançar na definição conjunta dos objetivos e estratégias voltadas a alcançá-los.
Objetivos:
- Entender a articulação entre problema e objetivos.
- Entender a articulação entre objetivos e metodologia.
- Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e qualitativas.
- Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais.
- Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras.
- Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados.
3. Leitura
3.1 Leitura obrigatória
1: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo. Pesquisa empírica em direito. Arcos, 2021.
- Qual a diferença entre pesquisa experimental e pesquisa observacional
- Qual é a relação entre metodologia e inferência?
- Qual é a diferença entre abordagens quantitativas e abordagens qualitativas?
- É possível mesclar estratégias quantitativas e qualitativas na mesma pesquisa?
- O que são unidades de análise?
- O que são as variáveis?
- O que são pesquisas censitárias e amostrais?
- Podemos fazer inferências gerais a partir de estudos de casos?
3.2 Leitura sugerida
1: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo. Pesquisa-ação: a intervenção como experimento.